ATENÇÃO!

ATENÇÃO!!

- Seleção docente História UPF (inscrições de 08 a 26 de setembro) - clique aqui
- XXIV Mostra de Iniciação Científica - clique aqui
- Edital de seleção permanente PIBID - clique aqui
- XVII Semana Acadêmica de História - clique aqui

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

I Congresso Internacional de História Regional em Passo Fundo

Terça-Feira, 13/09/2011 por Mário Maestri

Do dia 28, quarta-feira, a 30 de setembro, sexta-feira, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo promoverá, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em seu Campus Central, o I Congresso Internacional de História Regional: Mercosul: integração e desencontros. [www.ppgh.upf.br]


O Programa de Pós-Graduação em História da UPF, com doze anos de funcionamento, e quase duzentas defesas realizadas e aprovadas, atualmente sob a coordenação da historiadora Ana Luiza Setti Reckziegel, promove, desde 2006, seminários regionais de história, com significativo afluxo de conferencistas, comunicadores e ouvintes.


O I Congresso Internacional de História Regional espera, agora, a presença de meio milhar de participantes, entre conferencistas, comunicadores e assistentes, chegados de todo o RS, Brasil e Cone Sul da América, eixo referencial dos trabalhos do encontro. Entre outros estudiosos inscritos no evento, encontram-se os historiadores Eduardo Palermo, do Uruguai; Leandro Morgenfeld, Victoria Baratta, de Buenos Aires, e os africanistas Diego Buffra e Maria José Becerra, de Córdoba, na Argentina;Francesca Rimaro, da Universitá degli Studi de Trento, Itália.


Nos quinze seminários temáticos que comporão o congresso, serão abordados múltipos temas, desde o ponto de vista histórico, entre os quais, direito, emigração, escravidão, etnias, fronteiras, memória, patrimônio, política, religião, sexualidade, relações internacionais, relações raciais, forças armadas, ditaduras militares, formação dos estados nacionais.


Um dos quinze seminários será dedicado à “Formação e afirmação dos Estados platinos”, com ênfase nas investigações correlacionadas com a guerra do Paraguai [1864-1865]. Um seminário, sob a coordenação dos historiadores Ironita Policarpo Machado, Gizele Zanotto e Álvaro Antônio Klafke, todos da Universidade de Passo Fundo, será dedicado especificamente aos “jovens pesquisadores”, ou seja, à apresentação de trabalhos de investigação de graduandos em história.


Os trabalhos serão abertos, quarta-feira, 28 de setembro, às 20 horas, com conferência magistral do historiador argentino León Pomer, sobre “"Historia y Poder Simbolico". León Pomer, que se celebrizou por seus estudos sobre a história da Guerra do Paraguai, residiu por longo anos no Brasil, lecionando na Unicamp, na Unesp e na PUC SP, sendo um dos pioneiros da introdução dos modernos estudos latino-americanistas no nosso país.


O historiador argentino Leandro Morgenfeld, da Universidade de Buenos Aires, palestrará, igualmente, na quinta-feira, 29 de setembro, sobre o tema "América Latina: de la histórica fragmentación a la necesidad de unión".


Durante os trabalhos do Congresso, ocorrera a defesa das dissertações dos mestrandos de Lucas Carognato, “Verso e reverso: práticas sociais, econômicas e políticas nos reinos do Kongo e do Ndongo e o domínio colonial português: séc. 15-17” e Tiago Pansera, “Historiografia critica: breve estudo do pensamento marxista sobre o Brasil (1500-1964)”, tendo como examinadores externos os doutores Rivair Macedo (UFRGS) e Adelmir Fiabani (Unipampa).


Contando com o firme apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o I Congresso Internacional de História Regional: “Mercosul: integração e desencontros” contou com o patrocínio da Capes.

Fonte: O Nacional

Nenhum comentário: