quinta-feira, 29 de junho de 2017

AHR e IHPF lançam o III Concurso de Quadrinhos!


“Recortes da História de Passo Fundo:
Chafariz da Mãe Preta”

As questões relacionadas à História da cidade têm tido amplo espaço de debate e divulgação nos últimos anos, todavia, ainda muito é necessário em termos de pesquisa, discussões e atitudes valorativas da história, identidades e das memórias. Unindo-nos a este esforço de reflexão/ação em prol dos bens coletivos locais, o Arquivo Histórico Regional (AHR) de Passo Fundo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF (PPGH/UPF), com apoio do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), promovem o III Concurso de Quadrinhos AHR, desta vez dedicado as lendas relacionadas ao “Chafariz da Mãe Preta”.

As narrativas sobre as lendas da mãe que permeiam o imaginário coletivo em Passo Fundo, destacam a conformação da cidade a partir de um importante manancial de águas, hoje reconhecido como Chafariz da Mãe Preta, mas que também tem vínculo com uma lenda indígena da mãe, ressignificada posteriormente e articulada então a presença de afrodescendentes na região.
Para além das narrativas indígena e negra, o tema do Chafariz envolve questões culturais, maternais, naturais (ervais, milharais, urubu rei, bica d´água, etc.), conflitos (terra indígena, escravidão, retirada ou não do chafariz ante a expansão da rua 10 de abril), patrimônio (configuração do espaço da praça e monumentos do atual Chafariz), reconhecimento e identidade (indígena e afrodescendente, sobretudo), trabalho (lavadeiras), entre outras. Essa pluralidade de temáticas evocadas ao Chafariz é que nos mobiliza a propor esse tema como norteador do III Concurso de Quadrinhos AHR, quando se comemoram 160 anos de emancipação de Passo Fundo.

O objetivo desse concurso é, sobretudo, instigar estudantes de todos os níveis, profissionais e a comunidade em geral para a importância das memórias e da história local, bem como para os acervos que fazem possível seu estudo e divulgação, em especial o acervo AHR e do IHPF, que dispõe de mapas, documentos, fotografias, manuscritos públicos e privados e que versam sobre a história da cidade e região.




REGULAMENTO

Participantes

1)  Poderão participar estudantes de todos os níveis, desenhistas de quadrinhos não profissionais e profissionais de todo o país e estrangeiros que apresentem trabalhos originais e inéditos que versem sobre o tema deste concurso.
2)     Categorias:
                                                       I.            Estudantes do ensino fundamental
                                                    II.            Estudantes do ensino médio
                                                 III.            Acadêmicos de graduação e desenhistas em geral

Apresentação dos trabalhos

3)     Só poderão ser apresentadas obras integrais, produzidas em formato HQ, que serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Julgadora por atribuição de nota de 0 a 10 (as notas serão utilizadas exclusivamente pela Comissão e não serão divulgadas em nenhuma circunstância).
4)     As propostas não poderão ser divulgadas por outras vias até o encerramento do Concurso, sob pena de desclassificação sumária.
5)      Será de responsabilidade dos autores o cumprimento das seguintes condições da obra: ser inédita, de sua autoria (própria ou coautoria); que não tenha sido apresentada anteriormente em outro evento e/ou concurso; que não tenha seus direitos de edição comprometidos; e que não tenham sido e não sejam publicados em qualquer forma por terceiros.
6)     As historietas em quadrinhos, escritas em português, devem ter extensão mínima de 2 páginas e máxima de 6 páginas, em papel A4 (210 x 297 mm), realizadas somente em um dos lados e que estejam claras e visíveis (trabalhos realizados em lápis comum devem ser refeitos em caneta/pincel/lápis PRETO). O texto deve ser feito totalmente em letras maiúsculas e os desenhos poderão ter técnica livre, mas apresentados em preto e branco. Trabalhos coloridos serão sumariamente recusados para avaliação.
7)      Os textos das historietas devem versar sobre  memórias e histórias relacionadas ao Chafariz da Mãe Preta.
8)     Cada trabalho deve ser apresentado no original e em três cópias xerocadas, assinadas com nome ou pseudônimo dos autores em cada página. Em todos os trabalhos, deverá figurar o pseudônimo e/ou nome ao pé e no reverso de cada original e cópia.
9)  Em um envelope, deve-se colocar, no verso, o título da historieta em quadrinhos e o pseudônimo do(s) autor(es) e a categoria em que estão se inscrevendo. No seu interior devem constar o trabalho (original e três cópias), a ficha de inscrição devidamente preenchida e o termo de ineditismo do trabalho apresentado, assinado por cada autor.


10)  Todo o material deverá ser entregue diretamente no Arquivo Histórico Regional ou encaminhado via SEDEX (o selo de postagem deve enquadrar-se às datas de inscrição apresentadas no item 11).

Arquivo Histórico Regional (AHR) – Campus III da UPF
III Concurso de Quadrinhos AHR
 Rua Paissandu, 1756 – Centro,
Passo Fundo – RS – CEP 99010-102

11)   O prazo de recebimento das inscrições inicia em 01 de setembro de 2017 e encerra em 16 de outubro de 2017. O horário de recepção dos originais no AHR será das 8h às 11h30min no período da manhã e das 14h às 17h30min no período da tarde, de segunda a sexta-feira. Os trabalhos enviados via SEDEX devem considerar a data de postagem dos Correios e seu horário de funcionamento.

 Julgamento dos trabalhos

12)  Os jurados estão facultados a realizar a seleção das historietas e escolher a premiação dos trabalhos por categoria de inscritos. As decisões dos jurados serão inapeláveis. Os resultados serão divulgados no dia 10 de novembro, às 18h 30 minutos, no Palco Principal - Feira do Livro BOURBON SHOPPING, durante a realização da 31ª Feira do Livro.
13)  A Comissão Julgadora será composta por profissionais designados pelo AHR, sendo de, no mínimo, 3 e no máximo 5 avaliadores.
14)  A participação no Concurso implica, por parte dos autores, na aceitação integral e incondicional das regras do mesmo, assim como no compromisso de não retirar-se do concurso até a divulgação dos resultados.

Prêmios
15)  Serão premiados 2 trabalhos por categoria, os quais serão editados e publicados posteriormente no site Projeto Passo Fundo e, eventualmente, em obra específica organizada pelo AHR. Para tanto, os autores dos trabalhos inscritos em cada edição do concurso, uma vez selecionados, cedem seus direitos unicamente para essa publicação.



Promoção:
Arquivo Histórico Regional (AHR/PPGH-UPF)
Instituto Histórico de Passo Fundo

Apoio:
A Toca
Projeto Passo Fundo
Livraria Delta
Academia Passo-Fundense de Letras



Nenhum comentário: